Clique aqui e baixe o Teste de GRAU DE INIATIVA

O que te MOVE é realmente IMPORTANTE??? Ou precisa ter algo mais...

Para alcançar seus objetivos e construir o caminho para a realização dos seus sonhos ou mudar algo em sua vida, é importante ter visão, clareza mental, foco, perseverança e entusiasmo.

Desculpe decepcioná-lo... apesar do FOCO ser uma habilidade muito importante... Foco por foco não basta! Ter foco realmente não será o fator principal, se não tiver um objetivo construído em algo que tenha muito valor para você... Eu posso ser a pessoa mais focada do mundo, porém, se esse foco não estiver bem direcionado, provavelmente será dispersado a qualquer momento.

TEnha foco e valores que sejam alinhados a sua vivência espiritual
“Algumas pessoas acham que foco significa dizer sim para a coisa em que você irá se focar. Porém, não é bem assim. Ter FOCO significa dizer não às centenas de outras boas ideias que existem. Você precisa selecionar cuidadosamente.” (Steve Jobs)

Como o próprio Steve Jobs afirma na frase acima, ter foco serve para despertar “o querer” fazer aquilo que foi escolhido, portanto, a escolha do objetivo, precede, vem antes do foco.

Não é o foco o GRANDIOSO responsável por conseguir atingir algum objetivo, e sim a escolha do objetivo que represente o seu grande porquê de viver e que lhe proporcione vontade de manter o foco.

Sair do piloto automático... Ter um desejo ardente pelo que deseja conquistar... É necessário autoconhecimento e inteligência emocional para determinar o rumo da sua vida... O FOCO é uma das técnicas e não a solução de tudo.

Falo isso, porque tenho acompanhado alguns experts defendendo esse argumento e o pior de tudo, afirmando algo que muitas vezes no lugar de motivar desmotiva, quem de alguma maneira quer seguir esses conselhos. Aí você diz: “Preciso ter mais foco.” Provavelmente você necessita de maior clareza em relação ao seu objetivo, para torna-lo instigante e motivador, o resto é pura consequência das suas acertadas escolhas.

O que ouvimos ou lemos quase nada, nos ensina sobre o real fundamento do FOCO, o que realmente está intrínseco, é o que se refere aos nossos valores e como eles nos movem nessa jornada chamada VIDA.

Nós temos uma ideia geral sobre os nossos valores. E poucos são os que fazem uma reflexão profunda e consistente sobre o tema.

Afinal, o que são Valores?

São os motivos essenciais da nossa vida, as nossas diretrizes que nos guiam e motivam a agir ou deixar de agir.

São os seus valores que te movem, que fazem com que você mude, tome decisões importantes e duradouras.

Parafraseando, uma coachee que acompanhei, em uma linda e surpreendente sessão, ela falou: “Valores, são as coisas mais importante da minha vida, o que de maneira alguma eu abro mão, e ao descobrir isso me conectei com o mundo interno e externo.”

Todos nós temos valores, consciente ou inconscientemente, acabamos tomando nossas decisões baseados em nossos valores, ou seja, naquilo que acreditamos ser a nossa verdade.

Tomar consciência de quais são os nossos valores primordiais, é o caminho mais assertivo para que possamos tomar decisões mais embasadas e, até mesmo, para que nossas metas sejam mais realistas e sustentáveis.

Então, porque às vezes dizemos que uma determinada pessoa tem valores, como se isso fosse um dom ou uma conquista especial?

O que ocorre é que, embora temos nossos valores, é comum que muitos de nós em algum momento de nossas vidas nos contentemos com alguns tipos de situações, como: um trabalho ou um relacionamento que não está alinhado com esses valores, o que nos afasta da vivência do que é mais importante para nós.

Sabe, quando falamos ou aceitamos algo e dentro de nós algo soa estranho? Quando alguém lhe pede algo e temos a sensação de que não devo fazer? Exatamente nesse momento, falamos que estamos desalinhados com nossos valores. Isso gera incoerência, inconsistência entre o que acreditamos e queremos viver e o que estamos vivendo. Logo, nos faz sentir infelizes, frustrados, vazios, o que reflete em nosso comportamento e é percebido pelos outros.

Quando nos referimos a alguém como sendo uma pessoa com valores, é porque reconhecemos nela a integridade de quem vive de forma coerente com seus valores, com a sua verdade.

Responda rapidamente: você sabe para aonde caminha? Tem clareza de qual a sua missão? Sabe o que realmente gostaria de fazer profissionalmente? As respostas têm a ver com o seu propósito de vida. Identificá-lo é fundamental. Agrega paixão ao dia a dia, dá sentido às escolhas.

Quando suas ações, decisões e seu estilo de vida estão em consonância com os seus principais valores, gera a sensação de equilíbrio, coerência, serenidade, integridade e plenitude.

Normalmente é a este tipo de pessoa que se se aplica a expressão “walk the talk”… aquele que vive o que prega.

Reflita sobre o que é importante para você e perceba os seus principais valores.

Conhecê-los, além de fortalecer seu autoconhecimento, possibilita que você valide suas decisões e escolhas com maior equilíbrio e segurança.

Seus valores são a sua bússola interna… são eles que o fazem abrir as asas e voar na direção correta!


Tikinha Albuquerque
Coach e Trainer em PNL
Instagram: www.instagram.com/tikinhacoach
Fonte da imagem:
Trabalho vetor criado por stories - br.freepik.com
 
Gostou? Compartilhe com seus amigos e amigas!
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre a ACTIO Consultoria & Treinamentos

Sobre a ACTIO

A ACTIO é uma consultoria empresarial que transforma suas ideias em realidade baseado nas necessidades de seus clientes.

Saiba mais...
Vamos ver

Downloads ACTIO, aproveite para baixar materiais, planilhas, ebooks, tudo para ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Descubra
Proposta

Se VOCÊ gostou do que temos, vamos ao trabalho? Solicite sua proposta e veja como podemos ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Solicite

Receba nossas atualizações