Clique aqui e baixe o Teste de GRAU DE INIATIVA

Como Ser Destaque em um Processo Seletivo. Aprenda a fazer a diferença!

Muitos possuem medo de participar de um processo seletivo, e se assusta com algo que nem sabe se é real ou que vai fazer a diferença

Em tempos de fechamento de postos de trabalho, seja por motivo da pandemia, seja por motivo financeiro ou por causa das inovações e automatização, o mercado de trabalho brasileiro se torna mais dinâmico e competitivo. E com a instabilidade dos setores que possui altos e baixos durante todos os anos é preciso se destacar para encontrar as melhores oportunidades. Muitas são as exigências e necessidades e nesta hora o profissional passa a questionar os seus diferenciais e competências, e em um mundo de mudança constante isso assusta.
Emprego e entrevista de seleção para trabalho
Os processos seletivos são sempre diferentes e cada vaga e empresa precisa de um perfil distinto, por isso, não existe uma receita pronta, mas algumas dicas podem auxiliar profissionais colocando-os a frente de seus concorrentes.

Segundo estudos da Robert Half Brasil explica que as competências técnicas embora importantes e para alguns casos indispensáveis, não são os únicos fatores decisivos para uma contratação, o comportamento ganha cada vez mais importância na hora de bater o martelo.

O comportamento ganha força principalmente por ser uma aptidão única a cada candidato, cada pessoa possui uma forma de agir e pensar, e a avaliação deste fator é realizada em todos os processos seletivos. Embora o comportamento seja inerente à personalidade de cada um é possível trabalhar competências para se alinhar as exigências feitas pelo mercado de trabalho.

Baseado nos estudos, podemos enfatizar que entre as principais características que destacam um funcionário na hora da contratação são:

Transparência: O ideal é mostrar ao recrutador como você realmente é, o que sabe, o que gosta, o que pretende. Um profissional transparente cativa facilmente e demonstra firmeza quanto as suas ações.

Experiência: Aqui não conta apenas experiência profissional, deixe claro suas conquistas pessoais e profissionais. Caso não possua experiência profissional saliente seus pontos fortes e mostre que possui objetivos definidos.

Disposição: Mostre que você vestirá a camisa da organização, que é um profissional proativo e interessado. Pergunte, questione e saliente que a oportunidade lhe interessa.

Comunicação: Como você se relaciona? Você sabe se expressar? Como é o seu trabalho em equipe? Estes e outros questionamentos sempre serão levantados, pois a comunicação é a base de uma organização e por isso saber lidar e gerenciar informações contará e muito.

Não podemos deixar de ressaltar que não existem fórmulas mágicas que resultam em uma contratação imediata, mas é possível sim se diferenciar. Além dos pontos já destacados demonstre vontade e comprometimento, mesmo que sua bagagem profissional não seja extensa, estas qualidades revelam a sua garra, anseio de crescimento e disposição para empreender.
 
E nada de usar como desculpa que você não tem experiência e é por isso que a empresa não quer, pois temos que lembrar que todo mundo que está ou já trabalhou, quando começou não tinha experiência em carteira. 
 
Tenha proatividade.

Texto adaptado por Marcelo Cabral
Fonte da imagem: Designed by Freepik
 
Gostou? Deixe seu comentário e diga o que você faz para se destacar. 


8 comentários:

  1. Respostas
    1. Que bom que gostou, e aprendeu um pouco mais, pois todos temos aprendizados, e quando repartimos esses aprendizado, crescemos... e o fato de vc comentar a postagem nós crescemos com você

      Excluir
  2. Muito bom!! Eu sempre tento mostra que aparentemente ser tímida, mais na conversa eu mostro que não sou.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Interesse que massa, você faz com que o entrevistador(a) se surpreenda com você isso é positivo com certeza.

      Excluir
  3. Respostas
    1. Obrigado, pelo comentário, e como gostou comente em outros artigos, pois assim passamos a saber que estamos crescendo junto com você

      Excluir
  4. Além das dicas dos erros nos currículos, gostei dessa matéria.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom, ficamos felizes com seu aprendizado, e contamos com você em outros comentários de nossos textos

      Excluir

Sobre a ACTIO Consultoria & Treinamentos

Sobre a ACTIO

A ACTIO é uma consultoria empresarial que transforma suas ideias em realidade baseado nas necessidades de seus clientes.

Saiba mais...
Vamos ver

Downloads ACTIO, aproveite para baixar materiais, planilhas, ebooks, tudo para ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Descubra
Proposta

Se VOCÊ gostou do que temos, vamos ao trabalho? Solicite sua proposta e veja como podemos ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Solicite

Receba nossas atualizações