Clique aqui e baixe o Teste de GRAU DE INIATIVA

O que é... Downsizing

Veja porque você precisa saber o que é e para que serve o DOWNSIZING.

Em períodos de crise não se pode fugir das solicitações de redução de custos, e mesmo sendo uma prática antiga, essa técnica se encaixa bem nos dias de pandemia e pós-pandemia. Durante sua criação na década de 70, o seu principal objetivo era redução de custos, com intuito de deixar a empresa mais competitiva. Mas depois de duas décadas de sua criação, as empresas brasileiras aplicavam o downsizing como o objetivo de promover uma reestruturação interna.

Contudo o downsizing é uma técnica aplicada das abordagens contemporâneas da Administração voltada a eliminar a burocracia corporativa desnecessária e focada no centro da pirâmide hierárquica. Trata-se de um projeto de racionalização planejado em todas as suas etapas, que deve estar consistente com a Planejamento estratégico do negócio e cuja meta global é construir uma organização o mais eficiente e capaz possível, privilegiando práticas que mantenham a organização mais enxuta possível.

Achatamento da estrutura e demissões
A curto prazo envolve demissões, achatamento da estrutura organizacional, reestruturação, redução de custos, e racionalização.

A longo prazo revitaliza a empresa com a expansão do seu mercado, desenvolve melhores produtos e serviços, melhora a moral dos funcionários, moderniza a empresa e principalmente, a mantêm enxuta, de forma que a burocracia não venha a se instalar novamente, uma vez amenizadas as pressões.

O downsizing requer um projeto de racionalização planejado e de acordo com a visão estratégica dos negócios, as metas globais da organização e a partir da definição clara de seus objetivos.

Um texto de Max Gehringer, explica de maneira clara e simples, e com o requinte do seu estilo de explicar um determinado assunto, publicado na VOCÊ S/A.

“Um termo muito rebuscado para a nada elegante prática da decapitação

Os brasileiros andavam muito preocupados porque as empresas só falavam em reduzir, encolher, diminuir, cortar. Até que o termo downsizing entrou na moda e tudo mudou: nunca mais as empresas mencionaram o palavrão "corte". É bem verdade que em inglês to size down, expressão verbal que deu origem a downsizing, significa reduzir, encolher, diminuir, cortar. Mas, convenhamos, dá mais status ao corte e assusta menos.

Em maio do ano passado, foi inaugurado um grande empreendimento em São Paulo. Na agenda do evento, havia uma cópia do programa do Jô Soares, batizado de "Jô Onze e Meia da Manhã". Como de praxe, o Jô (que estava lá de verdade) soltava perguntas inteligentes e os entrevistados tentavam parecer tão inteligentes quanto. A plateia era toda composta por empresários e executivos, gente acostumada a uma linguagem própria, a dos jargões corporativos. Eu fui um dos entrevistados. Lá pelas tantas o Jô me pediu para explicar melhor o que era downsizing, palavra que ele ouvia a torto e a direito quando conversava com executivos. Como o evento havia começado com mais de uma hora de atraso e a plateia já mostrava evidentes sinais de preocupação - ouvia-se o ronco, entre outras coisas, dos estômagos -, achei que seria prudente evitar uma longa dissertação sobre o tema. Tentei então aliar a teoria específica às aplicações táticas, estratégicas e multifuncionais.

Combinamos um exercício, uma espécie de downsizing musical. O Jô pediu para o seu Quinteto Onze e Meia tocar uma música. Meio minuto depois, pediu para o contrabaixista parar. Ele parou, e a plateia começou a rir, porque o som do conjunto continuava exatamente igual. Aí parou o guitarrista. Depois o saxofonista. E finalmente o baterista. Ficou só o tecladista, fazendo incríveis estrepolias e tentando manter sozinho o nível do espetáculo. A música não era mais a mesma, mas continuava perfeitamente audível e própria para o consumo dos tímpanos presentes.

As conclusões altamente educativas dessas piruetas melódicas, considerando-se que o Quinteto poderia ser percebido como um microcosmos empresarial, foram as seguintes:
  • Num downsizing, o primeiro corte não afeta o desempenho global. 
  • Os cortes seguintes começam a ter algum efeito no produto final, ma só quem é muito antenado percebe. E, mesmo assim, em pouco tempo todos se acostumam.
  • Os que são poupados redobram suas energias e se esforçam cada vez mais para preencher as lacunas deixadas pelos que vão saindo.
Outra conclusão interessante - esta, pós-evento - é que na Globo o Jô deve ter uma verba bem mais gorda do que a que tinha no SBT. Aí poderia cair na tentação de criar uma Orquestra Sinfônica Onze e Meia, incluindo oboés, fagotes e outros instrumentos que só as megaempresas podem se dar ao luxo de ter. Só que, um ano depois, a Superintendente da Globo iria chamar o Jô para um papo meio sério:

- Jô, precisamos conversar. O orçamento do teu programa anda estourando. O retorno está bem menor do que a direção previa.

E o Jô ajeitaria os óculos e diria, com ar de executivo atualizado com as novas tendências:

- Deixa comigo, que de tecnicismo eu entendo. Vamos operacionalizar um downsizing."


E Isso é Downsizing...

Vejamos agora algumas vantagens e desvantagens do downsizing:

Vantagens
  • Reavaliação de processos
  • Operações em escala
  • Aumento de eficiência
  • Elevação de produtividade

Desvantagens
  • Custo com rescisões
  • Insegurança das pessoas
  • Imagem prejudicada
  • Evasão de talentos
  • Danos aos processos

Se tratando de uma técnica que não é de simples aplicação, a empresa deve pesar bem o que pretende fazer e quais resultados deseja atingir, não esquecendo de detalhar bem todo o processo de implementação do DOWNSIZING, e não esquecer de cuidar do clima organizacional.

 
Marcelo Cabral
ACTIO Consultoria & Treinamentos
Instagram: @actioconsultoria
www.actiocosnultoria.com
(texto adaptado do site Portal do Marketing e artigo da Você S/A)
Fonte da imagem adaptada: Designed by upklyak / Freepik 

Se você gostou do texto, compartilhe com seus amigos e parceiros. Também recomendamos a leitura de outro texto sobre esse assunto: Planejar!


Um comentário:

  1. Coisa antiga, mas válida e muito semelhando do que andam fazendo hoje em dia. valeu pelo artigo.

    ResponderExcluir

Sobre a ACTIO Consultoria & Treinamentos

Sobre a ACTIO

A ACTIO é uma consultoria empresarial que transforma suas ideias em realidade baseado nas necessidades de seus clientes.

Saiba mais...
Vamos ver

Downloads ACTIO, aproveite para baixar materiais, planilhas, ebooks, tudo para ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Descubra
Proposta

Se VOCÊ gostou do que temos, vamos ao trabalho? Solicite sua proposta e veja como podemos ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Solicite

Receba nossas atualizações