Clique aqui e baixe agora SEU TESTE

6 atitudes que bloqueiam sua criatividade. Descubra quais e comece a ser mais criativo!

Muitos procuram soluções para serem criativos, mas que tal começarmos com o que bloqueia nossa criatividade?

As ideias que produzimos mesmo quando estamos dormindo, mostra a nossa capacidade cerebral, levando você a infinitas possibilidades, pois temos como aprender e criar algo novo todos os dias. Embora nossa capacidade de inovar pareça infinita, a forma como a individualidade se apresenta pode dificultar ou acelerar seu processo criativo.
Atitudes para ser mais criativo
Para obter resultados importantes essa individualidade está diretamente relacionada com a forma que você se comporta, deixando o fator criatividade diretamente ligada a esse comportamento. Mesmo que todos os dias tudo pareça algo natural, sua mente pode ser moldada para necessidades específicas, assim, quando se deseja elevar sua criatividade você deve ter atenção plena em suas ações.

Nesse estado de comportamento, essas ações poderão bloquear ou elevar sua criatividade, mas nesse artigo vamos falar apenas das atitudes que levam você ao bloqueio de ideias.

Citaremos aqui apenas os comportamentos que levam você ao bloqueio, tais como:

Falta de coragem

A coragem não é a ausência de medo, coragem é o enfrentamento do medo, e comportamentos como: alimentar o medo de receber críticas; ter medo de falhar; ter medo de tentar, entre outros, levam você a um comportamento de bloqueio. Uma forma de você superar essa situação é mudar sua crença através do esforço, estude mais, trabalhe mais, busque mais resultados.

Pois quanto maior seu esforço, maiores as chances de algo dar certo, menores as chances de críticas, e mais você tenta, e assim seu desempenho será um resultado esperado, levando ao desbloqueio.

Ser direto

Somos cobrados para sermos assertivos (diretos), mas a assertividade vai mais além, em alguns momento isso pode atrapalhar, cortar caminhos, procurar soluções diretas e rápidas, pode ser um empecilho a sua criatividade, além de limitar as soluções criativas. O “Eureka” não surge do nada. Este processo requer estudo, conhecimento, ou seja, tempo de maturação.

Falta de adaptação

Ficar sentado esperando que as coisas aconteçam, só vai aumentar o seu bloqueio, adaptar-se é sobreviver, então cuidado com a resistência a mudança, o mundo sempre mudou, o que percebemos agora é velocidade com que essa mudança acontece.

E resistir a essas mudanças leva você à bloqueios criativos. Ser criativo é se adaptar e não resistir a novas ideias, experimentar novas perspectivas e enxergar além, mas para isso é preciso não temer as mudanças se adaptando. Rotinas não combinam com inovação, por isso, o novo deve ser algo desafiador e não um motivo para se proteger, confie na sua capacidade.

Não persevera

Tudo que você precisa para construir novas ideias e conceitos é ter consciência que não é fácil e nem rápido. Em sua maioria o processo criativo, exige conhecimentos anteriores, pesquisas, planejamento, estratégias e uma dose grande de paciência. Perseverar pode ser uma habilidade para o desbloqueio criativo, pois saber captar um insight é saber esperar o momento de agir e assim observar o sucesso de seus objetivos.

Exageros de metodologias

O uso de metodologias é útil para diversas atividades e procedimentos, mas pode ser perigoso quando se perde a medida. Uma pessoa metódica normalmente não enxerga novas possibilidades e perde assim a capacidade de fazer diferente. Seja metódico, mas na hora de exercer a sua criatividade esqueça os padrões e aja com naturalidade.

Não ter humildade

As experiências coletivas geram um conhecimento muito importante para ser criativo, participação em congressos, feiras, competições, cafés e outros encontros coletivos proporcionam uma vivência de aprendizado devido ao contato humano. Assim a humildade é essencial, você precisa saber que outros podem ter ideias melhores que você ou mesmo admitir que as críticas feitas são construtivas para evolução da sua ideia. No mundo organizacional cada pessoa, cada área e setor faz parte de um todo e os resultados positivos e negativos afetam todos, de cima a baixo. Esteja aberto a novas conexões, converse, interaja, absorva tudo de bom que as pessoas possam oferecer e deixe sua capacidade de criar mais aguçada.


Após conhecer essas atitudes que levam ao bloqueio criativo, cabe a você identificar qual ou quais atitudes precisa ser trabalhada, lembre-se isso não vai mudar do dia para noite, certas atitudes possuem crenças muito enraizadas, e você precisa trabalhar uma a uma. Faça isso e você se tornará alguém mais criativo.

Material Adaptado por Marcelo Cabral
ACTIO Consultoria & Treinamentos
Instagram: @actioconsultoria
www.actiocosnultoria.com
Fonte da imagem: Designed by slidesgo / Freepik

Se você gostou do texto, compartilhe com seus amigos e parceiros. Também recomendamos a leitura de outro texto sobre esse assunto:
10 Toques para você deixar sua empresa mais inovadora, segundo a 3M.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre a ACTIO Consultoria & Treinamentos

Sobre a ACTIO

A ACTIO é uma consultoria empresarial que transforma suas ideias em realidade baseado nas necessidades de seus clientes.

Saiba mais...
Vamos ver

Downloads ACTIO, aproveite para baixar materiais, planilhas, ebooks, tudo para ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Descubra
Proposta

Se VOCÊ gostou do que temos, vamos ao trabalho? Solicite sua proposta e veja como podemos ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Solicite

Receba nossas atualizações