Clique aqui e baixe o Teste de GRAU DE INIATIVA

Como conciliar Vida Profissional X Vida Pessoal?

A vida profissional e pessoal muitas vezes consome o tempo que deveria ser dedicado em viver à vida, pois as demandas atuais acabam por minar e muitos não conseguem nem viver um lado nem o outro.

O que mais ouço ultimamente é: “Tikinha, como você faz tudo o que você faz?” Procuro responder da seguinte maneira: Se você é uma pessoa extremamente ocupada, certamente já parou para se perguntar como dar conta do trabalho e da vida pessoal, correto? Esse é o dilema de boa parte das pessoas bem-sucedidas, especialmente de nós mulheres. O principal segredo para acabar com esse impasse é fazer com que o tempo se torne o seu maior aliado. Planejando bem, dá tempo para tudo e ainda sobra. Acredita?

aproveite a vida profissional e pessoal

Vou listar algumas dicas que apliquei na minha rotina e deu muito certo:

Aprendi a dividir de maneira congruente meu tempo

Ultimamente evito levar ou falar de trabalho em casa. Pasmem, virava noite trabalhando. E, agora? Na hora de trabalhar, me concentro em fazer tudo o que tenho para fazer, busco focar e não deixar o atropelo do dia a dia me engolir. Essa foi a melhor e maior decisão que mudou radicalmente a minha relação de trabalho e vida pessoal.

No início achei que seria impossível, foi preciso muito treino e muita dedicação para conseguir realizar essa façanha (para quem não tinha uma boa administração do tempo), é necessário começar o quanto antes a fazer o treinamento de desligar-se do trabalho, quando estiver em casa e vice-versa. Senão, você acaba não vivendo bem nem lá nem cá.

Dividi as tarefas de casa e juntos realizamos todas as atividades

Quem tem filhos pequenos sabe a rotina de leva aqui, pega ali... mãetorista (rsrsr...), foi necessário dividir com meu esposo as atividades e assim conseguir administrar tudo de maneira eficaz. Acordamos cedo, arrumamos juntos as crianças para irem à escola, dividimos as tarefas externas e assim ficou leve para ambos.

É importante você alinhar com as pessoas que você convive as tarefas, entender de uma vez por todas, que a casa não é só sua, os filhos não são só seus, e assim, todos devem colaborar para manter o ambiente saudável e agradável.

Análise de consciência com frequência

Comecei a questionar o que realmente fazia sentido na minha vida. Durante muito tempo deixei minha vida pessoal em quinto plano para dar conta uma agenda lotada de reuniões, congressos e cursos, (o que continuo fazendo porque é muito importante para mim e amo estudar) porém, seleciono criteriosamente o que vou participar. Talvez essa decisão tenha sido a mais complexas que tomei... a cada NÃO que dava no início, tinha uma sensação de culpa gigante, e como fiz? Coloquei a seguinte regra: Ao receber um convite para um determinado evento que não estava agendado antecipadamente, aplicava uma ferramenta TOP do processo de Coaching Perdas e Ganhos. O que ganho ou o que perco se for/ e assim balanceava cada tomada de decisão. 


Uma ideia legal para conseguir equilibrar a vida é fazer um autoexame de consciência pelo menos uma vez por semana. Que tal acordar meia hora mais cedo no sábado ou na segunda-feira para refletir: O que realmente fiz de importante essa semana? O que fiz está coerente com meus objetivos? Quantos “NÃOS” dei para mim mesma?

É importante fazer esse tipo de pergunta a si mesma periodicamente e reavaliar os limites que você precisa se impor para equilibrar seu dia a dia. O equilíbrio é a chave de tudo na vida.

Essas dicas sobre como conciliar o trabalho e vida pessoal parecem complicadas de colocar em prática?

Pode ser que sim, mas quando você conseguir o tão sonhado equilíbrio, vai pensar “por que não fiz isso antes?”.

Comece o quanto antes a planejar a sua melhor versão.

“É no momento de decisão que o seu destino é traçado “- Antony Robbins.



Tikinha Albuquerque
Coach e Trainer em PNL
Instagram: www.instagram.com/tikinhacoach
Fonte da imagem: Designed by pch.vector / Freepik

Gostou? Deixe um comentário, eu adorei por isso resolvi postar aqui para você.

 

Um comentário:

Sobre a ACTIO Consultoria & Treinamentos

Sobre a ACTIO

A ACTIO é uma consultoria empresarial que transforma suas ideias em realidade baseado nas necessidades de seus clientes.

Saiba mais...
Vamos ver

Downloads ACTIO, aproveite para baixar materiais, planilhas, ebooks, tudo para ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Descubra
Proposta

Se VOCÊ gostou do que temos, vamos ao trabalho? Solicite sua proposta e veja como podemos ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Solicite

Receba nossas atualizações