Mais ATITUDE e menos palavras. Isso faz toda diferença! Descubra como fazer mais na sua vida...

Assumir postura equilibrada exige consciência das nossas emoções, disciplina e treino, entretanto, nos torna indivíduos maduros e proativos.

Atitude é a uma das palavras mais usada no momento.

Cobramos atitude dos filhos, dos políticos, dos vizinhos, dos amigos de trabalho, enfim... de todos que nos cercam.

Nas empresas isso também é exigido. Quase toda reunião de avaliação é realizada a comparação entre RESULTADOS X ATITUDE.

Enquanto o primeiro em geral atinge níveis satisfatórios, o segundo normalmente deixa espaço para melhoria. 
Vamos melhorar sua atitude?

Então, o que é ATITUDE?


Vou usar uma definição mais tradicional: "Atitude trata da predisposição ou da tendência de responder positivamente ou negativamente a certa ideia, objeto, pessoa ou situação. A atitude influência a escolha da resposta que teremos frente um desafio, incentivo ou recompensa."

Por essa definição acredito que você tenha observado, que assume postura o tempo todo, independentemente da sua atitude, correto?

Seus comportamentos falam de você... por você mesmo... demonstram quem você realmente é. Não é o que você veste ou fala que define quem é você, e sim as suas atitudes.

Muitas vezes, dizemos a alguém o que ele deveria mudar em suas atitudes, seja com relação a seu trabalho, seu casamento, sua vida financeira e até mesmo a sua saúde física.

Fazemos isso quando somos capazes de identificar o que as atitudes do outro estão dizendo sobre ele, e com esse comportamento temos a intenção de ajudá-lo a melhorar seus resultados.


E o que influência a nossa atitude?

São dois fatores básicos: o emocional e o racional.

Cada postura assumida em nossas vidas sofre influência desses dois fatores integrados, pois o tempo todo estamos influenciados por nossas emoções.

Sendo assim, ter atitude equilibrada significa que devemos buscar equilíbrio entre o emocional e o racional, fazendo avaliação sistêmica da nossa vida em cada tomada de decisão.

Quando o indivíduo se deixa influenciar por apenas um deles, pode adotar postura inadequada. Existem atitudes que são predominantemente emocionais, entretanto, para garantir que a decisão será mais sensata possível, é importante considerar o lado racional, visando conseguir controlar o impulso e tomar uma decisão mais ponderada e sensata.

Manter as emoções equilibradas exige treino e disciplina, para não reagir impulsivamente, e sim praticar a escuta ativa, afim de alinhar os pensamentos e encontrar as palavras corretas, antes de falar o que lhe vier à mente. Para esse esforço consciente podemos atribuir que o indivíduo possui autocontrole e autoconhecimento.

Quando a vida nos convoca para tomarmos uma atitude, as pessoas a nossa volta esperam que mostremos quem somos, onde nossa resposta define claramente nossos princípios e valores.

Por isso nossa atitude vale mais do que nossas palavras.

Pratique o hábito de ouvir antes falar! Pratique o hábito pensar antes de tomar qualquer atitude! 
 
E cuidado com suas reclamações, até sugerimos esse nosso artigo "O hábito de reclamar! Pessoas viciadas no comportamento da reclamação".

Pensar é diferente de ter pensamentos.


Tikinha Albuquerque
Coach e Trainer em PNL
Instagram: www.instagram.com/tikinhacoach
Fonte da imagem:
Designed by macrovector / Freepik
 
Gostou? Aproveite para deixar seus pensamentos abaixo nos comentários! 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre a ACTIO Consultoria & Treinamentos

Sobre a ACTIO

A ACTIO é uma consultoria empresarial que transforma suas ideias em realidade baseado nas necessidades de seus clientes.

Saiba mais...
Vamos ver

Downloads ACTIO, aproveite para baixar materiais, planilhas, ebooks, tudo para ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Descubra
Proposta

Se VOCÊ gostou do que temos, vamos ao trabalho? Solicite sua proposta e veja como podemos ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Solicite

Receba nossas atualizações