Clique aqui e baixe o Teste de GRAU DE INIATIVA

NÃO sabe fazer um CURRÍCULO? Então aprenda o que NÃO deve colocar em um currículo!

Você tem dúvidas no que colocar no currículo, que tal aprender o que não colocar.

TEm dúvidas sobre como fazer seu currículo, aqui você vai tirar essas dúvidas.
Não importa seu nível profissional, você precisará de um currículo mais cedo ou mais tarde, e muitos profissionais não sabem o que fazer ou o que colocar em um currículo. Então resolvi ajudar a todos com as dicas abaixo, mas começaremos com o que não fazer, pois é mais fácil aprender o que é errado primeiro. 

Muitos currículos que eu recebo ainda veem com a mensagem no topo da pagina: "currículo" ou "currículum vitae", NÃO é NECESSÁRIO colocar essas informações, isso inclui também o título "dados pessoais". Comece o currículo com seu nome. 

Embora NÃO seja obrigatório assinar nem colocar data no currículo, você pode usar essas informações a seu favor. E quando devemos colocar? Para a assinatura, coloque quando houver a necessidade de autenticação ou quando solicitado pela empresa. Para as datas você deve colocar quando mencionar o seu histórico profissional. 

NÃO anexe cartas de referência, carta de apresentação ou nomes de pessoas que podem fornecer informações a seu respeito (a famosa referência pessoal). Normalmente este procedimento acontecerá durante a entrevista, na qual será solicitado e em folha a parte. 

CUIDADO com o que você sabe e os outros não. Evite ao máximo, abreviaturas no texto do currículo, pois as pessoas que vão ler pode não conhecê-las, o que vai dificultar a análise de sua capacidade profissional. 

NÃO se coloca números do seu CPF, RG ou Carteira Profissional, seus dados serão solicitados em outra ocasião do processo seletivo. Lembre-se seu Currículo não é um contrato. 

NÃO informe seu peso, altura, raça ou religião. Esses dados são fontes discriminatórias. Caso o seu currículo seja para vagas de modelo ou algo semelhante, a empresa pode solicitar, mais tome muito cuidado com o uso destas informações. 

NÃO fale em dinheiro no currículo. Este assunto fica para a entrevista. Pesquise o salário de sua função no mercado e não se esqueça que seu entrevistador certamente também tem conhecimento de quanto deve ganhar um profissional do cargo pretendido. Aguarde que o assunto seja perguntado e veja se a oportunidade permite uma boa negociação para você e para quem está lhe entrevistando.

Caso a empresa solicite para informar sua pretensão salarial, coloque no corpo do email e não no currículo.

Importante: NÃO MINTA! Além de falta de ética, você pode perder sua chance e comprometer novas oportunidades. 

NÃO coloque seu endereço completo no currículo, antigamente isso era normal, agora basta colocar (Bairro - Cidades - Estado), demais informações deixe para outras partes do processo seletivo.
 
NÃO coloque no campo OBJETIVO, mensagens do tipo "Vou dar o meu melhor, sou proativo e quero aprender com a empresa", "Quero crescer com a empresa", entre outras coisas que vemos por aí. Quando se coloca o OBJETIVO no currículo significa, qual função você busca ou qual é a área de atuação que você procura.

Outro alerta é sobre o RESUMO, se você está em início de carreira não coloque o resumo, pois você não tem nada relevante para ser informado, mas não se preocupe, isso é normal, com o tempo você vai adquirindo experiências e resultados e seus futuros currículos terá um excelente RESUMO.

Como já foi perguntado nos comentários, vamos falar sobre a FOTO, não é obrigatório a colocação de foto do currículo, selecionadores profissionais e grandes empresas não levam foto em consideração e suas suas habilidades e competências. 

Mas, coloco aqui uma observação, no Brasil cerca de 54% dos empresas são gerados por micros e pequenas empresas, e essas não possuem selecionadores de carreira, pois a atividade de selecionar é feita pelos próprios donos, então sugiro ter um currículo com foto e outro sem foto, e use isso com bom senso.

Principalmente na escolha da foto. 

Com essas dicas do que NÃO FAZER. Você já sabe como começar seu currículo, e se você está desempregado? O que fazer durante esse período para se recolocar.

E boa sorte nas suas oportunidades. 


Marcelo Cabral 
Multiplicador e Consultor da ACTIO Consultoria & Treinamentos
Obs.: Conteúdo atualizado em 23 de maio de 2022
Fonte da imagem: Freepik


14 comentários:

  1. A gente fica sem entender. muitas pessoas alertam que não deve colocar fotos no currículo outros alertam que sim...ficamos inseguros. POR FAVOR ALGUÉM ME AJUDE!

    ResponderExcluir
  2. Bom dia...

    O correto é não colocar fotos, pois você pode ser julgado pela imagem (feiura ou beleza) o que não é bom para nenhum profissional, temos que mostrar nossas competências no currículo.

    Mas as observações que faço é:

    1. a maioria utiliza foto, então pode ser que vc perca alguma vaga devido a isso, se vc perceber que seus concorrentes usam fotos então utilize.
    2. Se a empresa solicitar currículos com fotos, então você faz o que ela solicitou.
    3. muitas vezes os cadastros sao feitos em agências de empresas e sites, onde muitos solicitam currículos com fotos, mas eles estão apenas se adaptando, pois uma empresa pode solicitar com ou sem foto e agência precisa esta preparada.

    Espero ter ajudado a sanar suas dúvidas.

    Marcelo Cabral
    ACTIO

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bom instrução Marcelo, parabéns pelo conteúdo

      Excluir
  3. Gostei!!! Você deu ótimas dicas, e adorei ainda mais pq está atualizado, isso vai me ajudar a me recolocar no mercado melhorando meu curriculo, valeu mesmo

    ResponderExcluir
  4. Nossa, como esse artigo me ajudou, tirei muitas dúvidas sobre fazer meu currículo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. QUe bom, ficamos felizes por isso, e espero que outros artigos também ajude você!

      Excluir
  5. Sempre trazendo ótimas ideias pra gente obrigado.

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito, ajudou a melhorar o meu currículo, obg

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito bem, fico feliz por ter gostado, e sim ajuda quando você sabe o que não colocar

      Excluir
  7. Obrigado, continuem lendo... se tiverem dicas é só me passar também

    ResponderExcluir

Sobre a ACTIO Consultoria & Treinamentos

Sobre a ACTIO

A ACTIO é uma consultoria empresarial que transforma suas ideias em realidade baseado nas necessidades de seus clientes.

Saiba mais...
Vamos ver

Downloads ACTIO, aproveite para baixar materiais, planilhas, ebooks, tudo para ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Descubra
Proposta

Se VOCÊ gostou do que temos, vamos ao trabalho? Solicite sua proposta e veja como podemos ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Solicite

Receba nossas atualizações