Uma grande ideia não será BOA para sempre, por isso continue a pensar

Alerta!!! Temos a necessidade da criação de “novas caixas” e assim desenvolver a inovação.


Criatividade é uma vantagem competitiva, e continuar apenas escutando o mundo falar que você deve pensar fora da caixa é muito pouco. É importante pensar constantemente em novas caixas, pois quando você pensa fora da caixa, isso te leva para uma caixa maior.

Afinal quanto mais você pratica sair da caixa, mas sua mente se prepara para o impensável. E novos cenários e repertórios podem ser a solução para sua criatividade se juntar ao planejamento necessário para estar à frente nos ambientes que convive
mos. 
 
Inovação-passar-para-uma-nova-caixa

Nossa mente precisa de modelos para simplificar o mundo a nossa volta, e simplificando em modelos tudo passa a fazer mais sentido. Um exemplo é quando o marketing segmenta para atingir um público-alvo, mesmo sabendo que é difícil enquadrar todas as categorias, mas esse modelo ajuda a tirar as ideias do papel.

Seus modelos mentais formam caixas

Sair da caixa assusta, é por isso que muitos estão dentro delas, e alguns que saíram querem voltar, pois assim se sentem mais seguros. No entanto precisamos encontrar outra caixa, um novo modelo mental para nos guiar aos novos desafios e conquistas.

Seu cérebro é um componente que possui funções especificas, mas variadas, e você precisa fazer com ele selecione o que precisa saber, o que precisa separar e o que precisa para planejar e agir. Mesmo quando algo está errado, sua mente pode manter você “voando baixo” mantendo tudo sob controle, mas se a encrenca for maior tudo começa a sair da rota.

Temos muito exemplos de empresas que agora durante a pandemia precisou rever seus modelos de negócios, e isso partiu de um pensamento gerado fora da caixa anterior a pandemia, combinando com os repertórios de outras caixas e assim fazendo surgir um novo modelo para sobrevivência da empresa.

A criatividade, portanto, requer abordagem de dois passos. Uma exemplificação é que, não se pode ir direto à sessão de brainstorming, sem antes desafiar a percepção atual de mundo. Um brainstorm bem-sucedido é aquele no qual um conceito existente passa a, de repente, fazer muito sentido para muitas pessoas.

Assim que você passa para uma nova caixa, ideias são geradas nela, e deve-se continuar a gerar ideias, pois em um mundo de mudanças cada vez mais rápidas, as regras do jogo sempre mudam, e você precisa estar preparado para as mudanças.

Lembre-se a novidade não é a mudança e sim sua velocidade. Aproveite e conheça as cinco soft skills mais desejadas pelas as empresas.

Pensar e entrar nas novas caixas

Em um processo simples, temos abaixo o que pode ajudar a formular essa nova caixa.

1. Duvide de suas percepções e preconceitos; saia da zona de conforto, se movimente, experimente.

2. Investigue o possível, faça as perguntas certas ao reexaminar a realidade atual.

3. Execute a divergência, procure por meios e ferramentas para geração de novas ideias.

4. Promova a convergência, por meio de avaliação, priorização e seleção de ideias, use alguma forma de conexão para unir as ideias e assim gerar melhores resultados.
 
5. Reavalie as ideias a todo momento, de modo que o processo criativo seja uma constante.

 
Entrar em uma nova caixa é juntar possibilidades e ideias para procurar a originalidade, mas essa combinação pode gerar grandes invenções por você está constantemente entrando em uma nova caixa.


Marcelo Cabral
ACTIO Consultoria & Treinamentos - @actioconsultoria
Fonte da imagem: Tecnologia vetor criado por rawpixel.com - br.freepik.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre a ACTIO Cosnultoria

Sobre a ACTIO

A ACTIO é uma consultoria empresarial que transforma suas ideias em realidade baseado nas necessidades de seus clientes.

Saiba mais...
Vamos ver

Downloads ACTIO, aproveite para baixar materiais, planilhas, ebooks, tudo para ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Descubra
Proposta

Se VOCÊ gostou do que temos, vamos ao trabalho? Solicite sua proposta e veja como podemos ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Solicite

Receba nossas atualizações