O sofrimento pode ser visto como obstáculo ou oportunidade

O sofrimento cria raízes dolorosas no mais profundo do nosso ser.

É como um desconhecido que entra em nosso corpo sem permissão, assumindo o controle das emoções, causando desgaste em todos os níveis da nossa vida. No entanto, podemos vencê-lo se nos propusermos a isso.
Sofrimento e Oportunidade
o sofrimento é uma sensação que conhecemos

Muitas pessoas pensam que dor e sofrimento são a mesma coisa, a verdade é que são dois fenômenos muito diferentes.

A dor faz parte da existência humana... é natural, surge quando perdemos aquilo que amamos ou quando o corpo nos avisa que sofremos algum machucado, ou seja, é uma reação natural provocada por um evento negativo e real.

Por exemplo, se batermos a cabeça, na hora sentiremos uma dor aguda, reação normal de algo que nos machucou. Quando morre alguém que amamos, a dor vai aparecer impreterivelmente. A DOR acontece de maneira automática, sem a intervenção da mente.

Já o sofrimento é originado pela NÃO aceitação dos fatos. É uma escolha que nos faz desejar que as coisas sejam diferentes, ou seja, provém dos julgamentos que fazemos e, portanto, é fruto da nossa mente.

Assim, para que exista o sofrimento, é necessário fazermos interpretação negativa dos fatos que nos ocorrem. Apesar de ninguém ser imune ao sofrimento, é essencial saber lidar com ele e enfrentá-lo, para não ficarmos presos em sua “jaula”.

O sofrimento se instala em nosso interior quando nos deparamos com situações que nos causam ansiedade, frustração, tristeza ou impotência. Aparece quando sentimos que não estamos no controle e não podemos fazer nada para mudar o resultado dos fatos; o que não quer dizer que seja verdade, simplesmente, em nossa mente, não vemos saída e consequentemente sofremos.

Algumas pessoas pensam que a vida é extremamente dura e que o sofrimento é inerente ao ser vivo. Outros percebem o sofrimento como um sinal de esforço para alcançar as metas. Independentemente das crenças, o sofrimento é uma sensação que conhecemos e que não é nada agradável.

Entretanto, diante dessas situações, podemos decidir aprender e extrair lições para evoluirmos, deixando para trás o que não faz mais parte do nosso presente.

Se assumirmos o sofrimento como possível fonte de aprendizado e não como peso, no qual estamos destinados a viver, mudaremos as perspectivas do futuro.

O caminho para lidarmos com o sofrimento, está em redirecionarmos nosso foco de atenção. A autorreflexão sem culpa, mas com responsabilidade, facilita o caminho para sairmos do sofrimento. Afinal de contas, todos nós sabemos que não podemos controlar as circunstâncias, mas podemos escolher a atitude com a qual as enfrentamos.

Adotando essa forma de pensar, tornamos a vida mais leve. Pois o que povoa sua mente controla sua vida!


Tikinha Albuquerque
Coach e Trainer em PNL
Instagram: www.instagram.com/tikinhacoach

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre a ACTIO Cosnultoria

Sobre a ACTIO

A ACTIO é uma consultoria empresarial que transforma suas ideias em realidade baseado nas necessidades de seus clientes.

Saiba mais...
Vamos ver

Downloads ACTIO, aproveite para baixar materiais, planilhas, ebooks, tudo para ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Descubra
Proposta

Se VOCÊ gostou do que temos, vamos ao trabalho? Solicite sua proposta e veja como podemos ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Solicite

Receba nossas atualizações