Está desempregado? O que fazer durante esse período

Devemos aprender a lidar com essa realidade, em pleno período de retração econômica fomos surpreendidos por mais uma crise, desta vez na saúde que afeta diretamente a economia do Brasil. Os noticiários já falam sobre os resultados econômicos da covid-19. Mas, vamos nos deter a ser simples de forma que todos possam compreender o que fazer durante esse período da economia, principalmente se você já está desempregado.

O desemprego no Brasil ficou em 12,2% no primeiro trimestre de 2020. É o que divulgou o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) no último dia 30 de abril, isso equivale a 12,85 milhões de desempregados registrado no primeiro trimestre de 2020.

Se você faz parte ou existe a possibilidade de fazer parte desse número de pessoas, conheça as dicas do que fazer. Selecionamos para vocês uma lista simples e assim facilitar suas ações. Vamos a ela:

1. Atualize suas redes de contatos, eles precisam saber que você está disponível. É muito comum as pessoas ficarem com vergonha de terem perdido o emprego, e por isso não falam para amigos, parentes e contatos profissionais. Não perca tempo, fale para todos que puder, quanto mais contatos souberem, mais lembrarão de você.

2. Faça cursos nesse período, antes mesmo de acabar o seguro desemprego, separe um valor para fazer cursos, além de manter você atualizado, renova sua lista de contatos e ainda distrai você do problema, ajudando a ver a solução, outra dica valiosa é fazer cursos online, existem muitos gratuitos e assim seu currículo estará atualizado.

3. Leia, seja livros, textos, ebooks, sobre autoconhecimento e sobre sua área de atuação, além de manter você atualizado, pode gerar novas ideias e renovar suas forças para uma nova oportunidade.

4. Atualize e otimize seu currículo, já deveria está atualizado mesmo trabalhando, caso não tenha feito isso, atualize agora, deixa ele claro e direto onde você quer atuar e com uma folha apenas. O currículo é você na vitrine do mercado. Uma sugestão nossa é você ler
O Que Não Fazer em um Currículo.

5. Se prepare para as entrevistas, muita gente não faz isso, e na hora acaba se prejudicando. Use o espelho, um(a) amigo(a), seu(sua) esposo(a), mas treine, assim seu cérebro atuar e controlar o nervosismo. E treine entrevistas online, pois com a situação atual vai fazer essa metodologia crescer muito, uma das formas de fazer isso é usar chamadas de vídeo para ir treinando.

6. As redes sociais já são uma realidade. Algumas ferramentas pode ajudar você a achar uma vaga ou ser visto, aqui sugerimos a maior rede social de profissionais do mercado, o Linkedin, se não conhece, passe a conhecer, se já tem, então atualize seu perfil, e aproveite para atualizar outras redes como o Facebook que possui ferramentas de vagas de emprego.

Então é isso pessoal, de forma simples e direta, isso é o que você precisa fazer nesse período fora do mercado de trabalho. E não descartem outras formas de renda até tudo se normalizar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre a ACTIO Cosnultoria

Sobre a ACTIO

A ACTIO é uma consultoria empresarial que transforma suas ideias em realidade baseado nas necessidades de seus clientes.

Saiba mais...
Vamos ver

Downloads ACTIO, aproveite para baixar materiais, planilhas, ebooks, tudo para ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Descubra
Proposta

Se VOCÊ gostou do que temos, vamos ao trabalho? Solicite sua proposta e veja como podemos ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Solicite

Receba nossas atualizações