Clique aqui e baixe o Teste de GRAU DE INIATIVA

Comece 2024 com VOCÊ no controle de suas finanças! Faça o método dos potes

As vezes é complicado manter as finanças em dia, ainda mais quando a organização não é seu ponto forte.

Pessoas poupando em potes para simbolizar o controle financeiro pessoal.
Uma coisa que muitos acreditam "ser natural" é começar o ano endividado, no entanto muitas pessoas com planejamento conseguem começar o ano bem e com sobras para eventuais emergências ou mesmo viagens. E como essas pessoas conseguem? Simples! Com disciplina e planejamento financeiro pessoal.

Neste artigo vou apresentar uma metodologia bem simples, esse método é uma das maneiras mais eficazes para gerenciar seu orçamento pessoal e familiar. 

O Método dos Potes nada mais é que uma bela referência para aquele antigo hábito de guardar o dinheiro em pequenos potinhos, talvez na época que só os muito ricos possuíam contas em bancos, mas o diferencial é que ele vai te mostrar a quantidade certa e para qual objetivo será a economia.

Claro que você não vai precisar realmente dos potes para organizar sua vida, tudo é uma grande analogia. 

Foque nos porcentuais e nos gastos que são realmente importante para você.
Mostra na imagem 6 potes com percentuais, assim você pode controlar suas finanças
1. Primeiro pote

No primeiro pote será reservado 55% do seu orçamento, com ele você poderá gastar com suas despesas diárias e pagamentos de contas mensais fixas, como quitar dívidas, pagar internet, luz, água, aluguel, e etc.

2. Segundo Pote

Aqui estará reservado 10% do seu dinheiro, que poderá ser gasto para seu lazer. Ou seja, para o cineminha, cerveja importada, restaurante, entre outros prazeres da vida.

3. Terceiro Pote

O terceiro pote também conta com 10% da sua renda, só que esse dinheiro deve ser utilizado para seu futuro. Você deve guardar essa porcentagem na poupança, ou fazer algum investimento confiável, e só tirar quando estiver independente financeiramente.

4. Quarto Pote

Outra reserva de 10%, só que dessa vez o importante é sua educação. Esse dinheiro deve ser gasto para seu crescimento profissional e pessoal, com ele você pode fazer cursos, palestras, comprar livros… Enfim, é um gasto para expandir sua mente.

5. Quinto Pote

Essa reserva de 10% deve ser realizada para comprar coisas que melhorem sua vida pessoal, como um carro, uma TV, a mensalidade da academia, e etc. O puro consumismo.

6. Sexto Pote

Os últimos 5% que sobraram devem ser guardados para presentes e caridade. Sempre que estiver chegando a data de alguma comemoração, você pode tirar esse dinheiro para presentear o sortudo. Caso deseje ajudar alguma instituição, esse também é o pote certo.


| Pronto! Você já conhece a metodologia dos 06 potes.

Agora é colocar em prática, e vai por mim, FUNCIONA! Pois, quando precisei eu fiz por duas vezes, e melhorou muito meus planejamentos financeiros, hoje em dia tudo fica no automático, consigo um bom controle e ajusto as minhas necessidades.

Para complementar, vamos as 5 Dicas para Melhorar Suas Finanças em 2024

O ano novo oferece uma oportunidade para reavaliar e fortalecer sua saúde financeira. Para melhorar suas finanças em 2024, comece por fazer um balanço honesto de suas despesas e receitas. Estabeleça metas financeiras realistas, como economizar um determinado valor mensalmente ou quitar dívidas.

Em seguida, crie um orçamento detalhado que inclua todos os seus gastos e receitas. Identifique áreas onde é possível cortar despesas supérfluas e direcione esses recursos para um fundo de emergência ou investimentos de longo prazo.

Além disso, considere consolidar ou refinanciar dívidas existentes para reduzir taxas de juros e pagamentos mensais. Explore oportunidades de investimento, como renda fixa ou variável, de acordo com seu perfil de risco.

Por fim, eduque-se financeiramente, buscando conhecimento sobre investimentos e estratégias para alcançar seus objetivos financeiros em 2024. Para isso use a metodologia dos potes.

Essas são algumas dicas fundamentais para quem busca melhorar suas finanças no ano novo.

E depois quando conseguir poupar, vem a segunda parte, que é aprender a investir e ter retorno sobre o dinheiro guardado, mas isso é assunto para outro artigo.

| Alerta final, o mais difícil não é começar é manter a disciplina, depois de dominar esse ponto, você vai manter sua vida financeira nos eixos.


Texto adaptado por:
Marcelo Cabral da ACTIO Consultoria & Treinamentos
Fonte: Encontrado em um site russo sem as informações do criador da técnica dos potes.
Fonte da imagem: adaptado do freepik
Atualizado em 03/01/2024


Gostou? Você já conhecia? Então compartilhe ou deixe seu comentário de como é seu método de controle financeiro!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre a ACTIO Consultoria & Treinamentos

Sobre a ACTIO

A ACTIO é uma consultoria empresarial que transforma suas ideias em realidade baseado nas necessidades de seus clientes.

Saiba mais...
Vamos ver

Downloads ACTIO, aproveite para baixar materiais, planilhas, ebooks, tudo para ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Descubra
Proposta

Se VOCÊ gostou do que temos, vamos ao trabalho? Solicite sua proposta e veja como podemos ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Solicite

Receba nossas atualizações