Clique aqui e baixe o Teste de GRAU DE INIATIVA

Saiba contornar situações difíceis

Identificar o problema é o primeiro passo. A partir daí, o empreendedor pode se concentrar na venda e tentar reverter a situação que gera prejuízo.

Ao perceber que a venda não remunera o negócio, o empreendedor precisa redefinir sua atuação, seja como o empreendimento está sendo dirigido, seja o local e o público aos quais ele se destina.

A solução não é fazer empréstimos em instituições financeiras, aconselha a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel). As primeiras providências para solucionar o problema são avaliar as hipóteses e buscar alguém externo (em geral, um consultor).

Entre as hipóteses do problema podem ser citadas duas situações:

Venda insatisfatória

O volume é inferior ao necessário para manter o estabelecimento. Exemplo: o local do estabelecimento não tem demanda suficiente.

Custo alto

A estrutura é mais cara do que o necessário. Exemplo: um restaurante pode refazer suas equipes, diminuindo assim a quantidade de funcionários, ou procurar um aluguel mais adequado e que fique dentro do volume arrecadado pelo empreendimento.

A partir da identificação do problema, seja ele estrutural ou de funcionamento, o empreendedor poderá se concentrar na venda e tentar reverter a situação que gera prejuízo para o seu estabelecimento. A dica é sempre resolver o quanto antes uma situação de prejuízo, pois quanto mais a decisão é adiada, mais cara ela se torna.

“Os ajustes devem ser feitos rapidamente. O empreendedor, de qualquer ramo de atividade, é conhecido por sua insistência, mas isso deve acontecer quando ainda existe solução. O empreendedor deve persistir, mas não pode ser teimoso”, orienta o presidente do Conselho de Administração Nacional da Abrasel, Célio Salles. 


Fonte: Sebrae
Fonte da imagem: Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre a ACTIO Consultoria & Treinamentos

Sobre a ACTIO

A ACTIO é uma consultoria empresarial que transforma suas ideias em realidade baseado nas necessidades de seus clientes.

Saiba mais...
Vamos ver

Downloads ACTIO, aproveite para baixar materiais, planilhas, ebooks, tudo para ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Descubra
Proposta

Se VOCÊ gostou do que temos, vamos ao trabalho? Solicite sua proposta e veja como podemos ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Solicite

Receba nossas atualizações