Clique aqui e baixe o Teste de GRAU DE INIATIVA

Vale a Pena Contratar Empresa Para Recrutamento e Seleção?

Por Priscila Zuini

Respondido por Gilberto Guimarães, especialista em gestão de pessoas

Sem dúvida. Sempre vale a pena buscar especialistas para fazer trabalhos que exigem competências específicas. Se a vaga for estratégica, é ainda mais importante e vale a pena avaliar um investimento deste tipo.

Se você não puder dispor deste capital, pesquisa, estude e se informe sobre processos de seleção para não errar na contratação.

Quando surgiram nos Estados Unidos, as consultorias de recrutamento e seleção eram chamadas de headhunters. O termo era usado para descrever os esforços feitos por uma companhia para encontrar e contratar os empregados para os cargos de maior importância e responsabilidade.

Na época, e ainda por muitos anos depois, o processo era baseado no conceito de que o “problema” maior era a “dificuldade” de transmissão de informações entre os dois lados, as empresas que buscavam profissionais e aqueles que buscavam novas oportunidades.

Afinal, viviam-se tempos de pleno emprego com taxas inferiores a 4,5% de desemprego. Nesse esquema, o serviço prestado por empresas de headhunters era mais focado em “encontrar” profissionais e fazer uma seleção por entrevistas. A confidencialidade era importante para os dois lados.

As empresas, na maioria das vezes, buscavam substitutos para os seus profissionais e não queriam que essa informação vazasse para o mercado. As pessoas estavam empregadas e também não queriam se expor, mesmo disponíveis e buscando um novo emprego dos sonhos. A partir dos anos oitenta, no entanto, o mundo econômico entrou em tempos de grandes mudanças com aumento da quantidade de reestruturações e com ganhos de produtividade e eliminação de redundâncias. O nível de desemprego subiu.

Com a difusão do uso da Internet, das redes sociais e da comunicação através de celular, sites especializados, redes de relacionamento e comunidades específicas passaram a ser o fator mais importante na busca de profissionais e, consequentemente, de empregos.

O banco de talentos agora está nas redes sociais, atualizado pelos próprios profissionais.

As empresas de recrutamento e seleção já não são apenas a fonte de busca de talentos. Passaram a ser especialistas em avaliação de competências e de adaptabilidade comportamental de candidatos à vaga e à empresa contratante. As empresas de headhunters são hoje importantes e fundamentais como apoio técnico e especializado.

Atualmente, o novo processo de headhunters é a aplicação de um conjunto de ferramentas e meios de avaliação das características e competências pessoais, e de como essas características se adaptam com as empresas e o cargo.

Gilberto Guimarães é professor da BSP – Business School São Paulo.
Fonte da imagem: Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre a ACTIO Consultoria & Treinamentos

Sobre a ACTIO

A ACTIO é uma consultoria empresarial que transforma suas ideias em realidade baseado nas necessidades de seus clientes.

Saiba mais...
Vamos ver

Downloads ACTIO, aproveite para baixar materiais, planilhas, ebooks, tudo para ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Descubra
Proposta

Se VOCÊ gostou do que temos, vamos ao trabalho? Solicite sua proposta e veja como podemos ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Solicite

Receba nossas atualizações