Conheça o simples “Método dos Potes”

As vezes é complicado manter as finanças em dia, ainda mais quando a organização não é seu ponto forte.

Uma ótima fórmula que mostra como você organizar suas finanças. O Método dos Potes nada mais é que uma bela referência para aquele antigo hábito de guardar o dinheiro em pequenos potinhos, talvez na época que só os muito ricos possuíam contas em bancos, mas o diferencial é que ele vai te mostrar a quantidade certa e para qual objetivo será a economia.

Claro que você não vai precisar realmente dos potes para organizar sua vida, tudo é uma grande analogia. Foque nos porcentuais e nos gastos que são realmente importante para você.

Primeiro pote

No primeiro pote será reservado 55% do seu orçamento, com ele você poderá gastar com suas despesas diárias e pagamentos de contas mensais fixas, como quitar dívidas, pagar internet, luz, água, aluguel, e etc.

Segundo Pote

Aqui estará reservado 10% do seu dinheiro, que poderá ser gasto para seu lazer. Ou seja, para o cineminha, cerveja importada, restaurante, entre outros prazeres da vida.

Terceiro Pote

O terceiro pote também conta com 10% da sua renda, só que esse dinheiro deve ser utilizado para seu futuro. Você deve guardar essa porcentagem na poupança, ou fazer algum investimento confiável, e só tirar quando estiver independente financeiramente.

Quarto Pote

Outra reserva de 10%, só que dessa vez o importante é sua educação. Esse dinheiro deve ser gasto para seu crescimento profissional e pessoal, com ele você pode fazer cursos, palestras, comprar livros… Enfim, é um gasto para expandir sua mente.

Quinto Pote

Essa reserva de 10% deve ser realizada para comprar coisas que melhorem sua vida pessoal, como um carro, uma TV, a mensalidade da cademia, e etc. O puro consumismo.

Sexto Pote

Os últimos 5% que sobraram devem ser guardados para presentes e caridade. Sempre que estiver chegando a data de alguma comemoração, você pode tirar esse dinheiro para presentear o sortudo. Caso deseje ajudar alguma instituição, esse também é o pote certo.


Texto adaptado por Marcelo Cabral
Fonte: Encontrado em um site russo sem as informações do criador da técnica dos potes.
Fonte da imagem: autor

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Outras Informações

Sobre a ACTIO

A ACTIO é uma consultoria empresarial que transforma suas ideias em realidade baseado nas necessidades de seus clientes.

Saiba mais...
Vamos ver

Downloads ACTIO, aproveite para baixar materiais, planilhas, ebooks, tudo para ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Descubra
Proposta

Se VOCÊ gostou do que temos, vamos ao trabalho? Solicite sua proposta e veja como podemos ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Solicite

Receba nossas atualizações