Consultoria empresarial e o seu negócio

Ser empresário não é fácil. Aqueles que são os donos do próprio negócio precisam lidar com uma série de obrigações gerenciais e acompanhar as constantes mudanças no mercado, fora a enorme cagar tributária brasileira.

Tendo em vista que as práticas de gestão sempre se transformam e que é difícil manter-se atento a essas mudanças, investir em consultoria pode ser uma maneira de aliviar um pouco o peso que os empresários carregam nas costas.

Há vários tipos de consultoria empresarial para atender a demandas específicas de cada organização. E assim deixar o empresário focado no que realmente importa.

O que é consultoria empresarial?

A consultoria constitui-se na troca de experiências. Quando levada ao âmbito organizacional, essa prática tem como finalidade identificar problemas e formular soluções relacionadas a determinado processo ou área da empresa.

Trata-se de um serviço de aconselhamento que visa estabelecer uma gestão mais ágil e competitiva, melhorando a produtividade do negócio. 
 
E reforçamos que a consultoria é um serviço de aconselhamento, o empresário precisa entender que existe a necessidade de ele por em prática os conselhos para que os resultados apareçam.

Os vários tipos de consultoria organizacional procuram entender as necessidades daquela organização para, assim, propor ações estratégicas capazes de trazer resultados positivos.

A consultoria é feita por um profissional qualificado, que entende profundamente do assunto em questão. Cabe ao consultor recolher informações, desenvolver e implementar um plano de ações que atenderá às necessidade do cliente.

Por que contratar uma consultoria empresarial?

É comum que muitos empresários apresentem certa resistência quanto à contratação de algum dos tipos de consultoria empresarial. Isso ocorre porque eles acham que os mesmos métodos de gestão serão sempre suficientes para resolução de problemas ou para o alcance de resultados satisfatórios.
 
Os empresários não podem se apegar ao passado, algo que funcionou, pode não funcionar no presente e precisa de melhorias contínuas e é mais um ponto que o consultor pode fazer uma grande diferença.

Uma consultoria eficiente é capaz de elevar o negócio a um novo patamar e agregar valor ao empreendimento. Com um serviço competente, a empresa conseguirá:

  • Identificar gargalos e falhas processuais
  • Gerenciar crises financeiras ou de imagem
  • Elaborar estratégias que aumentem a receita e diminua as despesas
  • Impulsionar a produtividade
  • Colocar as finanças em ordem

Entre outros objetivos.
 
Então se encontrar algo que pode ser melhorado, e você notar que sua equipe e a empresa precisam de ajuda para atingir esse melhoramento, repense seu conceito sobre contratar uma consultoria. Uma consultoria ou consultor engajado pode fazer sua empresa crescer em 6 meses o que normalmente levaria 3 anos. 



Marcelo Cabral
ACTIO Consultoria & Treinamentos

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Outras Informações

Sobre a ACTIO

A ACTIO é uma consultoria empresarial que transforma suas ideias em realidade baseado nas necessidades de seus clientes.

Saiba mais...
Vamos ver

Downloads ACTIO, aproveite para baixar materiais, planilhas, ebooks, tudo para ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Descubra
Proposta

Se VOCÊ gostou do que temos, vamos ao trabalho? Solicite sua proposta e veja como podemos ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Solicite

Receba nossas atualizações