Clique aqui e baixe o Teste de GRAU DE INIATIVA

A Formiga e a hierarquia

Esse conto sobre a vida da formiga motivada, eu recebi no século passado pelo email. Mas é impressionante como a mensagem continua atual, o que acontece com a formiga também acontece com muita gente no mundo corporativo, tão atual que acabei de receber através do Whatsapp, e resolvi compartilhar com vocês.

"A Formiga"
Todos os dias a FORMIGA chegava cedinho ao escritório e pegava duro no trabalho. Era produtiva e feliz.

O gerente MARIMBONDO estranhou a FORMIGA trabalhar sem supervisão.

Se ela era produtiva sem supervisão, seria ainda mais se fosse supervisionada e colocou uma BARATA, que preparava belíssimos relatórios e tinha muita experiência como supervisora.

A primeira preocupação da BARATA foi a de padronizar o horário de entrada e saída da FORMIGA.

Logo a BARATA precisou de uma secretaria para ajudar a preparar os relatórios, e contratou também uma ARANHA para organizar os arquivos e controlar as ligações telefônicas.

O MARIMBONDO ficou encantado com os relatórios da BARATA e pediu também gráficos com indicadores e análise das tendências que eram mostradas em reuniões.

A BARATA então contratou uma MOSCA e comprou um computador com impressora colorida.

Logo a FORMIGA produtiva e feliz, começou a lamentar-se de toda aquela movimentação de papéis e de reuniões...

O MARIMBONDO concluiu que era o momento de criar a função de gestor para a área onde a FORMIGA produtiva e feliz trabalhava. O cargo foi dado a uma CIGARRA, que mandou colocar carpete no seu escritório e comprar uma cadeira especial.

A nova gestora CIGARRA logo precisou de um computador e de uma assistente (sua assistente na empresa anterior) para ajuda-la a preparar um plano estratégico de melhorias e um controle do orçamento para a área onde trabalhava a FORMIGA, que já não cantarolava mais e cada dia se tornava mais chateada.

A CIGARRA então convenceu o gerente MARIMBONDO que era preciso fazer um estudo de clima. Mas o MARIMBONDO, ao rever as cifras, se deu conta de que a unidade na qual a FORMIGA trabalhava já não rendia como antes e assim contratou a CORUJA, uma prestigiada consultora, muito famosa, para que fizesse um diagnóstico da situação.

A CORUJA permaneceu três meses nos escritórios e emitiu um volumoso relatório com vários volumes que concluía: "Há muita gente nesta empresa".

O MARIMBONDO seguindo o conselho do relatório da CORUJA mandou demitir a FORMIGA porque ela andava muito desmotivada e aborrecida.


Pense sobre o que foi dito neste conto, e vá em busca de ajuda nos setores competentes ou trate de descobrir como se automotivar, e se nada funcionar lembre que o problema deve está na empresa e nada do que você faça irá mudar o ambiente organizacional, então minha dica é "MUDE DE EMPRESA"


Marcelo Cabral
Consultor e Multiplicador
Fonte da imagem: Clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre a ACTIO Consultoria & Treinamentos

Sobre a ACTIO

A ACTIO é uma consultoria empresarial que transforma suas ideias em realidade baseado nas necessidades de seus clientes.

Saiba mais...
Vamos ver

Downloads ACTIO, aproveite para baixar materiais, planilhas, ebooks, tudo para ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Descubra
Proposta

Se VOCÊ gostou do que temos, vamos ao trabalho? Solicite sua proposta e veja como podemos ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Solicite

Receba nossas atualizações