Auto-sabotagem e Procrastinação

Por Diogo Beltrame

A procrastinação, assim como os demais padrões comportamentais que a pessoa pratica sabendo dos prejuízos que tais atitudes geram a si mesmo, são formas inconscientes de se punir. É auto-sabotagem e só existe uma explicação que justifique essa estranha forma de conduzir a sua vida.

Somente uma pessoa que não se sente merecedora da paz e da felicidade pode sabotar a própria vida. E se a pessoa tem essa auto-imagem isso significa que, provavelmente, em sua infância, tenha recebido uma dose bastante significativa de reforços negativos dos seus pais, professores, e do meio social a qual esteve inserida no passado. Trata-se de um padrão de educação baseado nas críticas e posteriores punições, fazendo com que a pessoa desenvolva uma auto-estima profundamente baixa por se sentir culpada em ser como é. Uma vez estabelecida essa crença a programação de auto-sabotagem é acionada e, sem querer, ou se dar conta disto, o indivíduo vai sair em busca do sofrimento para poder receber uma absolvição futura, envolvendo-se em relacionamentos tóxicos e sabotando todo tipo de abundância que a vida pode lhe oferecer.

É necessário investigar qual a imagem que você tem de si mesmo e, uma vez identificada qualquer distorção, realizar um trabalho de transformação dessa imagem compreendendo o motivo que o faz se enxergar desta forma.

Uma maneira bastante simples de fazer essa identificação é fazendo algumas perguntas a si mesmo:

Eu me amo do jeito que sou, e aceito as minhas imperfeições. Ou estou constantemente tentando ser alguma outra coisa?

Sinto raiva de mim e me cobro constantemente, tentando ser algo que não sou?

Eu me acho merecedor daquilo que é perfeito?

Eu mereço tudo o que desejo. Ou desejo as coisas achando que não sou merecedor delas?

Eu me sinto confortável ao receber um elogio ou um presente?

Ao ler essas perguntas é necessário que você preste atenção na sensação que veio à tona sem racionalizá-la mentalmente, apenas sentindo e aceitando o que sentiu. Se existiu algum desconforto nessas questões, existe uma auto-imagem distorcida negativamente que precisa ser investigada e transmutada.

Se existem crenças limitantes a vida fica limitada dentro desse raio de visão. Não adianta se esforçar para ter um bom salário, por exemplo, enquanto existir uma informação no inconsciente dizendo que você não o merece, pois apesar de todos os seus esforços sempre haverá uma força oculta sabotando as suas ações.

Portanto, é necessário limpar a crença e continuar fazendo o seu melhor, respeitando o tempo universal e tirando a pressão quem vem sendo colocado sobre a vida e seus objetivos materiais e emocionais.

A questão toda não é quanto o universo quer lhe dar, mas, sim, o quanto você está disposto a receber.


Fonte: recebido pelo whatsapp
Fonte da imagem: Clique aqui
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Outras Informações

Sobre a ACTIO

A ACTIO é uma consultoria empresarial que transforma suas ideias em realidade baseado nas necessidades de seus clientes.

Saiba mais...
Vamos ver

Downloads ACTIO, aproveite para baixar materiais, planilhas, ebooks, tudo para ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Descubra
Proposta

Se VOCÊ gostou do que temos, vamos ao trabalho? Solicite sua proposta e veja como podemos ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Solicite

Receba nossas atualizações