Clique aqui e baixe o Teste de GRAU DE INIATIVA

Qual a importância das palavras na negociação?

O presente artigo nos traz muitas características que são importantes numa negociação. E são com as palavras que mexemos com o intelecto do ser humano, onde assim os negócios são bem vendidos e planejados.

Por Iury Torquato

A palavra tem um impacto no sistema nervoso do ser humano, de tal forma que é preciso selecionar o que irá facilitar ou dificultar a venda. Já aconteceu uma negociação em que tudo estava indo muito bem, quando de repente o cliente cria uma resistência e tudo desmorona. Pois é, neste momento é bom estudar o que foi dito que causou a desistência do cliente.

O linguista Noam Chomsky afirma que toda palavra tem atrás de si uma experiência baseada no sensorial ou seja no visual, auditivo e cinestésico, isto é cria imagens, interpretações e sensações diferentes. A mesma palavra pode ter diferentes significados para diferentes pessoas.

Vamos iniciar exemplificando a palavra “Não”, a qual é cancelada o registro pois a mente inconsciente só processa afirmações. De tal forma que quando se diz “Eu não vou me esquecer” tem efeito contrário no inconsciente, pois é cancelada a palavra “não” e registra somente “Eu vou me esquecer”. Desta forma o mais eficiente é dizer: “Eu vou me lembrar”.

Em uma negociação quando o vendedor diz: “Este produto não “lhe trará aborrecimento”, inconscientemente o cliente lê: “Terei aborrecimento”. Para evitar tais comandos contrários o ideal é ser assertivo, isto é dizer o que quer ao invés do que não quer. Dizer “Eu absorvo bem as críticas” é mais assertivo do que “Eu não me chateio com críticas”. “Não é difícil para mim” deve ser substituído por “É fácil”. Ao invés de dizer “Não vamos fazer um mau negócio”, o mais assertivo é dizer: “Vamos fazer um bom negócio”.

A palavra “Mas” também precisa ser usada com mais consciência. Toda vez que uma sentença possuir a palavra “mas”, o valor de tudo que vier anteriormente será anulado (negado). Por exemplo: “Bonitinha mas ordinária”, “Este projeto é ótimo, mas...”, “Você está muito bem, mas...”, “Estou contente com seu trabalho, mas....”, “Amo-te, mas...”, “Vejo o que diz, mas...” , “Você é capaz, mas...”. Assim funciona todas as conjunções adversativas como: no entanto, embora, contudo, entretanto.

A palavra “Mas” coloca as pessoas na defensiva e pode afetar negativamente a sintonia entre as pessoas. Por esta razão troque o “Mas” pelo conectivo “e” que agrega e une ideias. Substitua a palavra “mas” pela palavra “e”. Por exemplo: “Eu entendo, e...” , “Gostei daquilo, e...”, “Concordo, e...” , “Respeito, e...”, “Concordo que você esteja a favor desta opção, e eu gostaria de mostrar-lhe estas outras”, “Eu respeito sua posição quanto ao departamento e penso que você poderia avaliar este outro elemento”. Outras palavras com a mesma função do conectivo “e” são Igualmente, tanto quanto, assim como, em adição, enquanto, tão, etc...

Os negociadores habilidosos, usam a estrutura de concordância, para colocar suas ideias sem criar resistência Prestando atenção a uso correto da linguagem você pode conseguir melhores resultados em suas negociações.


Fonte: Administradores
Fonte da imagem: clique aqui

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre a ACTIO Consultoria & Treinamentos

Sobre a ACTIO

A ACTIO é uma consultoria empresarial que transforma suas ideias em realidade baseado nas necessidades de seus clientes.

Saiba mais...
Vamos ver

Downloads ACTIO, aproveite para baixar materiais, planilhas, ebooks, tudo para ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Descubra
Proposta

Se VOCÊ gostou do que temos, vamos ao trabalho? Solicite sua proposta e veja como podemos ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Solicite

Receba nossas atualizações