Clique aqui e baixe o Teste de GRAU DE INIATIVA

Como fazer mapeamento de processos em uma pequena empresa

Sabia que o mapeamento de processos contribui para uma gestão mais eficiente e profissional em sua empresa?

Por Suelen Accioly


Sabemos que o perfil das micro e pequenas empresas apresentam, em geral, níveis de gestão menos elevados. Sabendo que gestão é decisão, a questão é, como fazer boa gestão, ou seja, como tomar decisões que gerem resultados positivos. O principal pré-requisito para a tomada de decisão é ter total conhecimento e controle de todos os processos do empreendimento, por isso é importantíssimo fazer o mapeamento de processos.

Dito isto é necessário compreender o que significa e qual a finalidade desta ação, mapeamento de processos, que basicamente consiste em fazer um levantamento de todas as atividades, entradas e saídas que constituem o processo, todas as variantes do mesmo, detalhes e especificações, enfim descrever como funciona.

Pode parecer simplória, mas esta ação feita de forma ordenada, crítica e consciente apresenta um retrato fidedigno sobre os pontos de melhorias, inclusive dentre estes podem ser identificados ociosidade, retrabalho desperdícios, custos elevados e desnecessários, perdas de insumo, etc.

O mapeamento de processos pode ser executado como um checklist, onde deve-se responder as seguintes questões: Quais são as entradas do processo? Quais as metas? Quais os problemas? Qual padrão? E o que mais julgar necessário. Em seguida justifique: Porque este processo existe? Qual a finalidade do processo? Dando sequência, relate: Onde é planejado? Em qual setor é executado? Após, verifique o tempo: Quando é planejado? Quando é executado? Quanto tempo de duração? Depois, identifique responsáveis pelo processo e/ou atividade do mesmo: Que planeja? Quem gerencia? Quem executa? Por último descreva: Como é feito? Como é planejado? Qual o desempenho?

Ao término ou se preferir durante checklist análise as informações, e para cada processo os pontos de melhoria, em seguida elenque quais as prioridades. Feito isto, uma opção é usar o método Ciclo PDCA (Plan, Do,Check, Act), cujo termo em português são: Planejar, Fazer, Verificar e Agir. Este método é baseado em repetição por ser aplicada sucessivamente nos processos para se obter melhorias contínuas. O ciclo PDCA, então trata-se de um método, cuja utilização visa controlar e melhorar os processos de uma forma continua.De forma resumida segue as etapas do Ciclo PDCA para aplicar após análise do mapeamento de processos.

- Planejar: Definir os problemas e entender os motivos pelos quais ocorrem, definir objetivos, escolher métodos a serem aplicados.
- Fazer: Aperfeiçoar/treinar o método, executar mudanças, medir e registrar resultados.
- Verificar: Saber se o padrão está sendo cumprido, verificar o que está funcionando e o que não está e saber o porquê.
- Agir: Se tudo estiver conforme programado permaneça, se tiver inconformidades corrija e previna as falhas, por fim repita soluções que se mostrarem eficientes.

Logo, o mapeamento de processos é uma forma eficiente e organizada de melhorar a gestão empresarial, conhecendo a evolução do empreendimento, gerando amadurecimento e resultados positivos através das análises que o permitirá identificar, priorizar, entender e resolver problemas. E o Ciclo PDCA é fundamental para conduzir a implementação das melhorias ou a inclusão de novos processos, portanto, não pule etapas, não sabote sua analise e o mais importante: Dedique-se.

Ressalto que essas ações, mapeamento de processos e aplicar o PDCA, consistem em um conceito simples, mas ambas as ações são trabalhosas e exigem do gestor dedicação e minuciosidade, para que não ocorram erros tais como: ausência de fundamentação, análise incorretas, registros incompletos, medições imprecisas, padronização pouco ou não detalhada e principalmente decisões tomadas de forma equivocada, que certamente irão impactar de forma negativa a sua empresa.


Fonte: Administradores
Fonte da imagem: Clique aqui

3 comentários:

  1. Obrigada por postar meu texto!
    Publiquei novos conteúdos recentemente, podem acessar e publicar também.
    www.admsuelenaccioly.com

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pelo artigo! Mapeamento dos processos sejam eles operacionais ou de negócios são vitais para que uma empresa se conheça e se desenvolva corretamente. A empresa que não tem seus processos bem definidos com certeza não utiliza todo seu potencial!

    ResponderExcluir
  3. Se toda empresa soubesse a importância dos processos e da padronização, estaríamos em uma situação completamente diferente.

    Parabéns pelo artigo.

    ResponderExcluir

Sobre a ACTIO Consultoria & Treinamentos

Sobre a ACTIO

A ACTIO é uma consultoria empresarial que transforma suas ideias em realidade baseado nas necessidades de seus clientes.

Saiba mais...
Vamos ver

Downloads ACTIO, aproveite para baixar materiais, planilhas, ebooks, tudo para ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Descubra
Proposta

Se VOCÊ gostou do que temos, vamos ao trabalho? Solicite sua proposta e veja como podemos ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Solicite

Receba nossas atualizações