Clique aqui e baixe o Teste de GRAU DE INIATIVA

Um líder de sucesso precisa ter visão

Por João Marcelo Furlan

Para conquistar sucesso na liderança é preciso desenvolver, entre outras habilidades, visão. Esse é o ponto de partida que irá guiar o líder e sua equipe pela rota correta até a chegada ao resultado pretendido. Uma visão dentro do mundo corporativo é divida em três partes:


Propósito Significativo (o que fazemos): definir porque a empresa existe, área, ambição, processo ou função. É necessário identificar onde o seu propósito se encaixa dentro de um todo, para assim agregar valor ao sistema já existente.

Imagem clara de futuro (aonde queremos chegar): define o que é sucesso, o que você construirá e o legado que isso deixará aos demais (ou para a sociedade) num médio prazo. É a capacidade de mudar algo hoje, que fará a diferença num futuro próspero e breve.

Valores claros da instituição (como faremos para chegar até lá): é a forma de fazer, as características ou atitudes que reconhecemos quando entregamos valor a alguém, a uma organização ou a um cliente.

Existem dois pontos a serem preservados por líderes, que são essenciais para a conquista dos objetivos estabelecidos a partir da visão: perseverança e senso de urgência.

A perseverança nada mais é que a capacidade de uma pessoa voltar ao seu estado normal após sofrer grande pressão. Ela demonstra a paixão de uma pessoa por determinada meta de longo prazo, ou seja, pela realização de um sonho, de uma visão.

Se o time compartilhar da mesma visão do líder e vê-lo seguindo forte, perseverando a cada obstáculo, com certeza ficará mais engajado, se dispondo cada vez mais a seguir ao lado do líder na busca do objetivo.

Dentro da visão, o senso de urgência representa um elemento de engajamento. Quando temos algo que nos tira de zona de conforto, automaticamente agimos mais rápido ou tomamos atitudes sobre o problema. Manter o time engajado, lembrando dos prazos e das dificuldades ao longo do processo de liderança, é um dos fatores que aceleram a entrega do resultado.

A partir de quando tivermos todos esses pontos alinhados, teremos a construção de uma visão e também as condições necessárias para realizar os objetivos e sonhos propostos. Caso o passo a passo não seja respeitado, o processo de liderança pode desgastar a energia e eficiência do time e nunca atingir o ponto de chegada. Por isso, desenvolva a sua visão e construa um legado de liderança que jamais será esquecido. 


Fonte: Catho
Fonte da imagem: Clique aqui

2 comentários:

  1. Devemos planejar o futuro, baseado no presente. Tudo o que se planta, se colhe. Ser líder é saber ouvir. E entender as necessidades do outro.

    ResponderExcluir

Sobre a ACTIO Consultoria & Treinamentos

Sobre a ACTIO

A ACTIO é uma consultoria empresarial que transforma suas ideias em realidade baseado nas necessidades de seus clientes.

Saiba mais...
Vamos ver

Downloads ACTIO, aproveite para baixar materiais, planilhas, ebooks, tudo para ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Descubra
Proposta

Se VOCÊ gostou do que temos, vamos ao trabalho? Solicite sua proposta e veja como podemos ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Solicite

Receba nossas atualizações