Clique aqui e baixe o Teste de GRAU DE INIATIVA

Seu planejamento: diário para o dia seguinte, faça o seu!

Cada pessoa tem o seu próprio jeito de planejar suas atividades ou sua vida, algumas vezes mentimos para nós mesmo que temos um planejamento, mas a maioria das pessoas seguem a música "...deixe a vida me levar...". Cuidado! 

As mudanças é a única certeza que temos na vida, tudo muda e com o passar do tempo às pessoas perderam um velho hábito da infância ou mesmo da adolescência, o hábito de escrever um diário. 
Uma pessoa pensando como fazer seu planejamento, seu diário, sua rotina
Caderninho onde eram relatados os acontecimentos que se julgava importante no dia a dia, tais como: “fui à escola usando o tênis que ganhei”; “encontrei com fulano, minhas pernas tremeram”; “percebi uns olhares de cicrano me olhando”, “tive raiva da professora hoje, pela nota que me deu”.

E assim o seu diário contava os acontecimentos da sua vida.

Com esse exemplo acima, temos o diário de nossa vida, algo que além de um exercício mental também servia para estimular a criatividade, dois dos exercícios que são cobrados quando entramos ou tentamos entrar no mundo corporativo. 

Alguns podem está se perguntando, o que uma coisa tem a ver com a outra, calma, chegaremos ao ponto de convergência. 

Muitas vezes temos que enfrentar uma entrevista, participar de reuniões, ter um almoço empresarial, entre outros pontos do mundo dos negócios. Para que tudo corra bem temos que nos programar, ou seja, planejar o que iremos fazer - ponto crucial para sair como previsto - e é nesse ponto que entra “Diário para o dia seguinte”. 

Como funciona, vamos lá:

Você irá escrever um diário como se seu compromisso já tivesse acontecido. 

Por exemplo: “Acordei, vesti a roupa que havia separado no dia anterior, pois é uma roupa que me deixa mais elegante, cheguei ao local da reunião com 10 minutos de antecedência, conversei com a secretaria para saber se estava tudo bem, revi minhas anotações para pontuais participações, quando entrei na sala, cumprimentei todos os participantes com entusiasmo, fiz um breve comentário sobre a sala de reunião, etc.”. 

Como podemos observar iremos descrever algo que não aconteceu ainda, por isso o nome “Diário para o dia seguinte”, coloque no diário até a sensação de vitória, de bem estar que você gostaria de sentir após seu compromisso.

| Tudo isso passa a ser um exercício de preparo, de como se comportar e está preparado para seu compromisso, serve tanto para vida particular como para a vida profissional. 

Embora muitas pessoas desprezem este tipo de exercício, posso garantir que gera resultados positivos. 

Um mérito desta técnica é obriga-lo a pensar em elementos básicos que podem pegá-lo desprevenido durante o seu compromisso, como o que vestir, onde estacionar, como responder a perguntas, como falar com as pessoas, fazer as perguntas certas, e muito mais, assim haverá uma convergência entre a realidade e o que pode acontecer de forma a não ficarem lacunas diante dos acontecimentos.

Este exercício “Diário para o dia seguinte” tem confirmação cientifica através de pesquisas realizadas pela universidade de Chicago.

Onde, um grupo de pessoas foi levado para uma quadra de basquete e lá os pesquisadores pediram que fizessem uma série de arremessos livres, e depois os participantes foram divididos em três grupos menores. 

Um grupo voltou para a quadra e praticou arremessos durante uma hora por dia, ao longo de 30 dias. Outro se imaginou fazendo arremessos durante uma hora por dia, durante 30 dias. O terceiro grupo não fez nem uma coisa nem outra. 

No fim, todos voltaram à quadra e foram reavaliados. O grupo que não fez nada não melhorou o seu desempenho. O grupo que praticou os arremessos melhorou em 24%. E o grupo que se imaginou fazendo os arremessos melhorou em 23%.

Por isso, quer você acredite ou não no beneficio da visualização, não vejo mal alguém experimentar. 

Então, mãos a obra, e escreva seu diário sempre que achar necessário e/ou momentos importantes da sua vida pessoal ou profissional. 

| O pior que pode acontecer é você esta preparado e o que de melhor pode acontecer é dar tudo certo como você planejou. 

Pense sobre isso e decida o que fazer, você poderá visualizar esta sendo bem sucedido.

E lembre que sua mente não tem limites, se você ficar apenas no campo da imaginação, muitas das coisas que você vai imaginar não vai acontecer, o "Diário do dia seguinte" ajuda você a colocar limites do que é passível de acontecer.


Adaptado por Marcelo Cabral 
Consultor e Multiplicador da ACTIO Consultoria & Treinamentos
Instagram: www.instagram.com/actioconsultoria 
Fonte para o texto: UAU! Como causar uma ótima impressão, de Frances Cole Jones.
Fonte da imagem: storyset
Artigo atualizado em 22/01/2023.

E você, como faz seu planejamento? Deixe suas dicas nos comentários!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre a ACTIO Consultoria & Treinamentos

Sobre a ACTIO

A ACTIO é uma consultoria empresarial que transforma suas ideias em realidade baseado nas necessidades de seus clientes.

Saiba mais...
Vamos ver

Downloads ACTIO, aproveite para baixar materiais, planilhas, ebooks, tudo para ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Descubra
Proposta

Se VOCÊ gostou do que temos, vamos ao trabalho? Solicite sua proposta e veja como podemos ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Solicite

Receba nossas atualizações