Clique aqui e baixe o Teste de GRAU DE INIATIVA

5 mitos sobre o sucesso profissional

Ir trabalhar é o sonho de muitos. Mais do que a meta ambiciosa de um bom salário e oportunidades de trabalho mais atraentes, o sucesso profissional deve ser uma progressão natural.

Nem sempre essa progressão natural tem espaço para todos, mas como o sucesso deve ser um comparativo com o seu eu mais recente, pois se você se compara com sucessos alheios, sempre acharemos pessoas com mais sucesso, então cuidado com os mitos que se criam na vida profissional.
Uma pessoa em um caminho rumo a montanha, e tem outro caminho que segue para a mesma montanha que representa o sucesso, 5 mitos sobre o sucesso profissional
Assim especialistas consultados pela Exame elencaram mitos sobre a ascensão profissional que podem gerar estresse e frustração. 

Confira abaixo as situações de estresse que não necessariamente levam ao sucesso.

1 – Nem tudo vale a pena

Ir trabalhar é o sonho de todos. Mais do que a meta ambiciosa de um bom salário e oportunidades de trabalho mais atraentes, o sucesso profissional deve ser uma progressão natural.

O esforço para conseguir um salário melhor pode não valer a pena. A remuneração e estabilidade financeira impulsionam o profissional na carreira, mas estes não podem ser os únicos motivos.

"O dinheiro é uma das moedas para comprar a felicidade, mas não é a principal", diz Eduardo Ferraz, autor do livro 'Seja a pessoa certa no lugar certo'. "O profissional se mata durante dois anos, vara finais de semana e quando recebe um aumento se pergunta: valeu a pena? Em alguns casos, a resposta é não".

2 – Esforço recompensado

O esforço recompensado é um dos mitos que mais gera frustração e estresse. A sensação de nadar, nadar e nunca chegar à praia desmotiva. E, às vezes, entristece e faz adoecer. O fato é que, em um mercado competitivo, a gratificação raramente vem na mesma velocidade e medida da dedicação.

Para o consultor André Caldeira, o ideal é colocar na balança os objetivos e o custo benefício de cada ação. Negligenciá-la em nome de algo subjetivo nem sempre é a melhor opção.

3 – Controle absoluto

Ter o controle absoluto faz tão mal à saúde quanto não receber nada em troca. Caldeira lembra que o trabalho depende do outro que, muitas vezes, pode não ter o mesmo comprometimento ou forma de pensar.

Sendo assim, dificilmente alguém tem o controle de cada detalhe da operação. Em alguns momentos é normal que as rédeas escampem das mãos. Aprender a ser flexível, tolerante e se adaptar rapidamente é essencial para não pirar.

Além disso, hoje sai na frente quem costura boas alianças e entende que para que o resultado aconteça é preciso trabalhar com os outros. Mais: ganha pontos quem busca aprender com os outros mesmo que esta pessoa esteja em um patamar mais abaixo na hierarquia.

4 – Ser líder para ser feliz

Há quem direcione toda carreira para comandar. Se isso não acontece, a consequência óbvia é a desmotivação e o estresse. Também existe a possibilidade de o profissional fracassar ao chegar em um cargo por não estar preparado – o que também gerará frustração.

"Na prática, apenas 10% das pessoas têm estrutura, personalidade e bagagem para liderar", afirma Eduardo Ferraz.

5 – O sucesso chega para que nunca erra

Erros são inerentes à condição humana e podem ser o passo para acertar o caminho. O empresário Henry Ford dizia que "o fracasso é somente a oportunidade de começar de novo, de forma mais inteligente".

"Por outro lado, a tolerância excessiva aos erros também é um mito", lembra Caldeira. "A questão é como o profissional se organiza para entender quais são suas limitações" e trabalha para superá-las. Afinal, não vale se acomodar e persistir no mesmo erro.


Se você está procurando sua carreira de sucesso e não quer ser mais um na busca incansável por melhores oportunidades, o caminho é longo e desafiador, mas as recompensas são generosas, desde que você entenda os MITOS que envolve o sucesso profissional.


Fonte: Olhar Digital (texto adaptado apenas em parte)
Fonte da imagem: adaptado da Freepik


E você, tem alguns mitos do sucesso? Deixe seu comentário sobre mitos que você presenciou ou superou!


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre a ACTIO Consultoria & Treinamentos

Sobre a ACTIO

A ACTIO é uma consultoria empresarial que transforma suas ideias em realidade baseado nas necessidades de seus clientes.

Saiba mais...
Vamos ver

Downloads ACTIO, aproveite para baixar materiais, planilhas, ebooks, tudo para ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Descubra
Proposta

Se VOCÊ gostou do que temos, vamos ao trabalho? Solicite sua proposta e veja como podemos ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Solicite

Receba nossas atualizações