Roda da Liderança

Raúl Candeloro, fundador das revistas Liderança e VendaMais, elaborou uma ferramenta que pode lhe ser muito útil neste começo de ano para desenvolver as lideranças da sua empresa. Chama-se Roda da Liderança e é composta por dez habilidades essenciais para ser um bom líder.

A ideia é que essa ferramenta ajude você e sua equipe a mapearem suas competências, buscando pontos de melhoria e aperfeiçoando práticas entre a equipe. Numa escala de 0 a 10, cada líder deve se autoavaliar, justificando sua nota. Depois de completada a roda, escolhe-se um ou dois pontos prioritários para desenvolver como “tarefa de casa” de cada um dos envolvidos.

E quais são esses dez pontos?
  1. Recrutamento e seleção: qual é o grau de acerto em contratações?
  2. Treinamento e desenvolvimento: quanto você tem se comprometido e realizado em relação ao desenvolvimento da sua equipe?
  3. Remuneração: quanto a remuneração da sua equipe está alinhada com o mercado e com os objetivos da empresa?
  4. Incentivos e motivação: qual é o grau de engajamento e de motivação da sua equipe?
  5. Comunicação: como está sua comunicação com a equipe?
  6. Processos: qual nota você dá para a sua administração de tempo, sua organização, execução e cobrança de processos como líder?
  7. Controle de custos: quanto você e seu departamento têm se dedicado a cortar custos, de maneira inteligente e estratégica?
  8. Indicadores de performance: como está a qualidade dos relatórios e das informações estratégicas que você tem usado para medir o que é realmente importante ser medido?
  9. Alinhamento estratégico: quanto você e seu departamento têm ajudado a empresa a atingir suas principais metas?
  10. Inovação: quanto você e seu departamento têm contribuído com novas ideias e melhores práticas para ajudar a empresa a atingir suas principais metas?

Ao responder a essas perguntas simples, porém bastante objetivas, você terá um excelente mapa de situações a melhorar. Dessa forma, cada líder saberá exatamente onde está e o que precisa aprimorar para alcançar uma graduação melhor.

Como a proposta é autoavaliativa e autoexplicativa, fica fácil estabelecer planos de melhorias, pois o próprio avaliado define o que precisa melhorar e como fazer isso. Você pode aplicá-la agora mesmo e, caso precise de ajuda, é só avisar – esse é um workshop de quatro a seis horas que o Raúl tem pronto para lhe apresentar sempre que for necessário.

Um grande abraço e até a semana que vem.

Júlio Clebsch
Editor da revista Liderança
Fonte: Revista Liderança

Um comentário:

Outras Informações

Sobre a ACTIO

A ACTIO é uma consultoria empresarial que transforma suas ideias em realidade baseado nas necessidades de seus clientes.

Saiba mais...
Vamos ver

Downloads ACTIO, aproveite para baixar materiais, planilhas, ebooks, tudo para ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Descubra
Proposta

Se VOCÊ gostou do que temos, vamos ao trabalho? Solicite sua proposta e veja como podemos ajudar VOCÊ e SUA EMPRESA.

Solicite

Receba nossas atualizações